Arco-Íris

Arco-Íris

domingo, 20 de abril de 2008

Projecto Arco-Íris em andamento


O Centro Social Arco-Íris, IPSS, assinou na passada sexta-feira, dia 18 de Abril, o protocolo de comparticipação financeira com o Instituto de Segurança Social, o qual irá permitir a esta instituição a construção da sua obra social que irá albergar as valências de creche (33 lugares), centro de dia (30 lugares) e serviço de apoio domiciliário (30 lugares). A cerimónia decorreu no Teatro Aveirense, presidida pelo Secretário de Estado da Segurança Social e pelo Governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, e nela estiveram presentes várias instituições de solidariedade social do distrito de Aveiro que assinaram igualmente protocolos de comparticipação financeira no âmbito do Programa PARES (Programa de Alargamento de Redes de Equipamentos Sociais). De acordo com o protocolo agora assinado, o Centro Social Arco-Íris tem pela frente um investimento da ordem dos € 488,000 sendo que € 261.752 correspondem a investimento público e o restante a investimento da própria instituição, com um prazo máximo de execução de 21 meses.
No final da sessão era notório o entusiasmo dos representantes do Centro Social Arco-Íris que aí compareceram, os quais foram unânimes em afirmar que se trata de um “dia histórico para a instituição, pois este acto representa a possibilidade da concretização de um dos objectivos para que a associação foi criada há 9 anos atrás”. João Coelho, Vice-Presidente da instituição, afirmou ainda que “encontram-se em fase de preparação os projectos das especialidades por forma a que, rapidamente se possa adjudicar a obra e colocá-la de pé”. João Coelho aproveitou ainda a ocasião para fazer apelo à boa vontade de todos os habitantes de Paradela para colaborarem no peditório que está a decorrer no lugar, chamando a atenção para o grande esforço financeiro que a associação terá de realizar.

Paradelense edita livro

Conforme foi já amplamente noticiado, uma cidadã natural de Paradela, radicada em França há vários anos, escreveu e editou um livro onde descreve o drama que viveu durante o ano de 2007, com a morte trágica da sua filha aos 29 anos, na sequência de um duplo homicídio. O livro, intitulado “A minha fé em Deus ajudou-me a superar a morte da minha filha”, além de relatar os factos verídicos que conduziram a essa tragédia e os dias que se lhe seguiram, é também um relato na primeira pessoa de alguém que se socorreu da sua fé em Deus para ajudar a ultrapassar o sofrimento de uma mãe que perde uma filha. Emília Pires, a autora deste livro, pessoa simples e de origens humildes, quis prestar esta homenagem à sua filha e, ao mesmo tempo, ajudar uma instituição da sua terra, o Centro Social Arco-Íris, tendo oferecido vários exemplares do livro a esta instituição a fim de serem vendidos e ajudar esta na obra que está a iniciar. O Centro Social Arco-Íris, com a ajuda dos familiares da autora do livro, colocou mãos à obra e tem percorrido as freguesias vizinhas, aproveitando as eucaristias para apresentar o livro. Espinhel, Barrô, Óis da Ribeira, Travassô e Aguada de Cima foram as freguesias já visitadas, onde as pessoas têm sido bastante receptivas à ideia e, a contar pelo número de exemplares já vendidos, bem como pelas opiniões das pessoas que já leram o livro, que em geral se mostraram bastante tocadas pela história em si, bem se poderá dizer que os intentos preconizados por Emília Pires estão no bom caminho. De acordo com fonte da instituição, mais freguesias irão ser visitadas, estando ainda a ser estudadas outras formas de divulgar e vender o livro.