Arco-Íris

Arco-Íris

terça-feira, 20 de agosto de 2013

JUNTA DE FREGUESIA DE ESPINHEL APOIA ARCO-ÍRIS


O Centro Social Arco-Íris mereceu recentemente mais um importante incentivo por parte da Junta de Freguesia de Espinhel. Este apoio surgiu na sequência de mais uma conferência englobada nas Jornadas Autárquicas da Freguesia de Espinhel, esta dedicada à Solidariedade Social, que encerrou este evento que teve início no mês de Novembro de 2012, durante o qual foram realizadas várias conferências dedicadas a temas tão diversos e importantes como a medicina, o meio-ambiente (onde a Pateira e o seu ecossistema esteve no centro das atenções) e a política, mais concretamente a “polémica” reorganização administrativa das freguesias. 
Assim, no decurso deste último colóquio, e porque o tema era a solidariedade social, Manuel Campos, presidente da JF Espinhel, aproveitou a ocasião para anunciar a entrega de um subsídio de 2.000,00 euros ao funcionamento da IPSS da freguesia, ou seja, o Centro Social Arco-Íris. Paralelamente a este apoio monetário, o Centro Social Arco-Íris beneficiou ainda da parte do muito material ortopédico que chegou à freguesia de Espinhel por ocasião dessa conferência, através da AGAPE Foundation, depois de contactos vários da Junta de Freguesia de Espinhel. Todo esse material consta do protocolo estabelecido entre a instituição e a JF Espinhel, o qual foi assinado no passado dia 14 de Agosto, numa cerimónia pública que decorreu na sede da autarquia, na presença de Gil Nadais, presidente da CM Águeda, e durante a qual foram ainda outorgados protocolos com outras duas instituições do concelho de Águeda – CERCIAG e Cruz Vermelha – as quais beneficiaram igualmente de parte do referido material ortopédico.

ARCO-ÍRIS ORGANIZA ATL


O Centro Social Arco-Íris está a organizar um ATL para as crianças dos 5 aos 12 anos, o qual irá funcionar durante a primeira quinzena do próximo mês de Setembro, e que tem como objectivo, não só ocupar as crianças durante esse período, mas também iniciar a preparação das mesmas para o ano lectivo que está prestes a iniciar-se. A organização deste ATL surge como consequência do bom funcionamento do ATL artístico de Verão, que decorreu entre a última quinzena do mês de Junho e todo o mês de Julho, nas instalações do Centro Social Arco-Íris, e que mereceu vários elogios por parte dos pais das crianças que o frequentaram. 
Os interessados em fazer a inscrição neste ATL, ou em obter mais informações acerca do funcionamento do mesmo, poderão fazê-lo nas instalações do Centro Social Arco-Íris, em Paradela, junto da ARCEL (Espinhel), ou através dos seguintes contactos: csai@iol.pt, geral@arcel.org, 964 495 673 (Arco-Íris), 918 874 907 (ARCEL).

ARCO-ÍRIS EM GRANDE ACTIVIDADE





O Centro Social Arco-Íris abriu portas no passado mês de Maio, com as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, tendo já realizado inúmeras actividades direccionadas para os utentes, os quais se têm mostrado bastante satisfeitos. Dessas actividades merecem destaque as visitas ao museu ferroviário, em Macinhata do Vouga, ao museu etnográfico, na freguesia de Trofa do Vouga, para além dos convívios no Parque da Pateira de Espinhel e das idas à praia. Paralelamente à actividade daquelas duas respostas sociais direccionadas para a terceira idade, o Centro Social Arco-Íris organizou, em parceria com a ARCEL e com o apoio da Junta de Freguesia de Espinhel, um ATL artístico de Verão, com o objectivo de ocupar as crianças dos 5 aos 12 anos, durante a pausa lectiva. Esta resposta teve boa receptividade por parte dos pais, apresentando uma frequência semanal média de 12 crianças. A presença das crianças do ATL no mesmo espaço em que funciona o Centro de Dia foi aproveitada para desenvolver várias actividades em conjunto, nomeadamente encontros intergeracionais, além de terem participado nas várias visitas realizadas pelos utentes do Centro de Dia. A actividade que suscitou mais agrado, quer nas crianças, quer nos idosos, foi sem dúvida a visita à praia, no passado dia 29 de Julho, para o que a instituição contou com a preciosa colaboração da AFA – Associação Fermentelense de Assistência e Apoio à Infância e à Terceira Idade – com a cedência do autocarro que transportou os utentes até à praia da Barra, onde aqueles passaram a manhã, vindo depois almoçar no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. 
Entretanto, a instituição continuar a envidar esforços no sentido de divulgar os serviços que presta à população, a fim de aumentar o número de utentes nas duas respostas sociais actualmente em funcionamento.