Arco-Íris

Arco-Íris

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ÓRGÃOS SOCIAIS DO CENTRO SOCIAL ARCO-ÍRIS

QUADRIÉNIO 2016-2019
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Amorim Rosa de Figueiredo (Associado n.º 352).
1º Secretário: Maria Fernanda Abrantes Pires (Associada n.º 133).
2º Secretário: Ana Patrícia Pires Baptista (Associada n.º 399).
CONSELHO FISCAL
Presidente: Carla Elisa Marques da Fonseca Rodrigues (Associada n.º 303).
1º Vogal: João Alves Ferreira Gonçalves (Associado n.º 32).
2º Vogal: José Manuel de Oliveira Lima (Associado n.º 128).
Suplente: Maria Isabel Rodrigues (Associada n.º 388).
Suplente: Marcelo Duarte Coelho (Associado n.º 398).
Suplente: Luís Fernando Baptista Soares (Associado n.º 354).
DIRECÇÃO
Presidente: João Carlos da Fonseca Coelho (Associado n.º 353).
Vice-Presidente: António da Fonseca Marques (Associado n.º 3).
Tesoureiro: Agnelo Simões Coelho (Associado n.º 12).
Secretário: António José Dias de Figueiredo (Associado n.º 2).
Vogais: Lucénio Carlos da Conceição Figueiredo (Associado n.º 340), João Pedro Marques Lima (Associado n.º 387), Albano Manuel Pedro Ferreira (Associado n.º 71).
Suplentes: Maria do Rosário de Ascensão Baptista (Associada n.º 331), Ana Paula Alves Ferreira Baptista (Associada n.º 212), Maria Isabel Soares Alves Fernandes Fonseca (Associada n.º 31), Tânia Sofia Marques Nunes (Associada n.º 369), Horácio Abrantes da Silva (Associado n.º 365), António Mário Baptista Coelho (Associado n.º 125), João Manuel Gonçalves Saraiva (Associado n.º 352).

JOÃO COELHO PRESIDE AO ARCO-ÍRIS

Realizou-se no passado dia 19 de Janeiro a assembleia-geral do Centro Social Arco-Íris tendo em vista eleger os órgãos sociais da instituição para o quadriénio 2016-2019. Depois de no final do mês de Dezembro não ter surgido nenhuma lista candidata a sufrágio, desta vez o cenário alterou-se com João Coelho, que até aqui vinha exercendo o cargo de Vice-Presidente da Direcção, a assumir a responsabilidade de liderar a única lista que se apresentou a eleições, composta na sua maioria pelos elementos que vinham fazendo parte dos órgãos sociais da instituição, registando-se igualmente a entrada de várias “caras novas”, com o objectivo de introduzir sangue novo e novas ideias que permitam ao Centro Social Arco-Íris prosseguir no bom caminho.
Este acto eleitoral decorreu sem percalços até porque, conforme se pode depreender das palavras do presidente da assembleia-geral, a solução saída destas eleições era a mais natural face à indisponibilidade há muito manifestada por Manuel Simões Ferreira para continuar a liderar os destinos da instituição.
Após a eleição João Coelho agradeceu o apoio manifestado pelos associados, bem como a receptividade manifestada por todos os membros que agora integram os órgãos sociais para o acompanharem ao longo dos próximos anos, que prometem ser desafiantes e decisivos para o futuro do Centro Social Arco-Íris. O presidente eleito prestou ainda homenagem ao grandioso trabalho de Manuel Simões Ferreira, que liderou a instituição durante os 16 anos da sua existência.
Os novos órgãos sociais da instituição são então compostos pelos seguintes elementos: ASSEMBLEIA-GERAL - Presidente: Amorim Figueiredo; 1º Secretário: Fernanda Pires; 2º Secretário: Ana Patrícia Baptista; CONSELHO FISCAL - Presidente: Carla Rodrigues; 1º Vogal: João Gonçalves; 2º Vogal: José Lima; Suplentes: Maria Isabel Rodrigues; Marcelo Coelho e Luís Soares; DIRECÇÃO - Presidente: João Coelho; Vice-Presidente: António Marques; Tesoureiro: Agnelo Coelho; Secretário: António José Figueiredo; Vogais: Lucénio Figueiredo, João Pedro Lima e Albano Ferreira; Suplentes: Maria do Rosário Baptista, Ana Paula Baptista, Maria Isabel Fonseca, Tânia Nunes, Horácio Silva, António Mário Coelho e João Saraiva.

GNR NO ARCO-ÍRIS

No dia 19 de Janeiro o Centro Social Arco-Íris recebeu o Núcleo do Idoso em Segurança, da GNR de Águeda, para uma acção de sensibilização sobre “Burlas”. Nessa acção falaram sobre as pessoas que fazem burlas, o seu perfil, como nos deveremos proteger deles e formas de prevenção de sermos burlados. Para além disso, apresentaram dados importantes sobre burlas em Portugal. Os utentes da instituição ficaram informados e bastante satisfeitos. Este tipo de actividade será para repetir no futuro, com outros temas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

AMORIM FIGUEIREDO APRESENTA LIVRO


“Paradela – História, Hábitos e Gentes” é a mais recente obra de Amorim Rosa de Figueiredo que relata as origens e evolução do lugar que o viu nascer há 81 anos, e na qual não falta a evocação das personalidades que marcaram a história de Paradela sobretudo no último século. Este livro recentemente escrito pelo referido médico ortopedista, e com prefácio de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, será apresentado no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 16 horas, na Igreja de S. Pedro, em Paradela, sendo que, as receitas da venda dos exemplares da obra revertem a favor do Centro Social Arco-Íris, instituição particular de solidariedade social com sede naquele lugar de Paradela, e da qual Amorim Figueiredo é presidente da assembleia-geral. 
Amorim Rosa de Figueiredo, médico ortopedista, formou-se na Universidade de Coimbra, em 1958, e exerceu clínica geral em Gouveia, tendo sido mobilizado para Moçambique (1961-1963). Especializou-se em ortopedia e trabalhou no Hospital de Aveiro, onde foi director clínico e director de serviço, e no de Águeda. Amorim Figueiredo tem um mestrado em Bioética, sendo autor de vários livros como “Consentimento para o Acto Médico”, “Das minhas memórias médicas” e co-autor de “Misericórdia de Águeda – 150 anos de História”. Amorim Figueiredo tem-se igualmente destacado pela sua intervenção na sua área social, com destaque para o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, que exerceu entre 2009 e 2014, sendo actualmente o presidente da assembleia-geral.

ELEIÇÕES NO CENTRO SOCIAL ARCO-ÍRIS

Terça-feira, dia 19 de Janeiro, pelas 20.30 horas.

 

E FOI ASSIM O NATAL NO ARCO-ÍRIS


ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA NO ARCO-ÍRIS


Depois de na assembleia-geral realizada no passado dia 29 de Dezembro não ter surgido qualquer lista candidata à eleição dos órgãos sociais da instituição para o quadriénio 2016-2019, foi agendada para esta terça-feira, dia 19 de Janeiro uma nova assembleia-geral eleitoral. Há muito que é conhecida a indisponibilidade de Manuel Ferreira, actual presidente da direcção, para continuar à frente dos destinos da instituição, pelo que, aguarda-se por uma candidatura saída do interior da actual direcção. Apesar de tal não ter acontecido na reunião magna realizada no passado mês de Dezembro, há garantias de que na assembleia-geral de amanhã seja apresentada pelo menos uma lista candidata a eleições e, dessa forma, ultrapassada a situação de vazio directivo.