Arco-Íris

Arco-Íris

domingo, 3 de novembro de 2013

ARCO-ÍRIS INAUGUROU NOVO EDIFÍCIO



O homem sonha e a obra nasce. Foi assim que, no passado dia 22 de Setembro, foi inaugurada a obra do Centro Social Arco-Íris, um sonho dos habitantes de Paradela e, em especial, de alguns dos responsáveis pela instituição que deram corpo à ideia e ao projecto, entregando-se de seguida a essa causa de forma a torná-la realidade. Trata-se de uma obra cujo valor total – infra-estruturas e equipamento – ascende a cerca de 1 milhão de euros, e que foi comparticipada pela Segurança Social em aproximadamente 285.000,00 euros, pela Câmara Municipal de Águeda com cerca de 57.000,00 euros, e pela Junta de Freguesia de Espinhel com 10.000,00 euros, tendo a restante soma sido obtida através de um empréstimo bancário, e muito à custa do esforço e colaboração dos conterrâneos e mecenas da instituição.
Num dia de fortes emoções, os paradelenses e os amigos do Centro Social Arco-Íris responderam afirmativamente à chamada, não querendo deixar de estar presentes num momento tão importante para a vida da instituição. À cerimónia compareceram igualmente as entidades representativas do concelho e distrito, nomeadamente, o Director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, António Santos Sousa, o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, o Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, António Celestino de Almeida, o Presidente da Junta de Freguesia de Espinhel, Manuel Campos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Recardães, Pedro Gomes, entre outras individualidades, nomeadamente o benemérito da instituição Comendador António Soares de Almeida Roque. E, foi a cargo dos quatro primeiros, em conjunto com Amorim Figueiredo, Presidente da Assembleia-Geral do Centro Social Arco-Íris, que foi descerrada a placa que assinalou esta data histórica, seguindo-se depois uma visita às instalações.
Antes deste momento, decorreu a missa campal, no relvado lateral ao edifício, presidida pelo Padre Júlio Grangeia, e perante um elevado número de pessoas, as quais acompanharam depois a bênção das viaturas e do novo edifício.
Seguiu-se depois o almoço comemorativo desta inauguração e também do 14º aniversário do Centro Social Arco-Íris, no qual estiveram presentes 350 pessoas. Durante o almoço intervieram as várias entidades presentes, a começar pelo Presidente da CM Águeda, Gil Nadais, que realçou o importante dia que o Centro Social Arco-Íris estava a viver, e o quanto aquele equipamento, à semelhança de muitos outros construídos nos últimos anos no concelho de Águeda, iria contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações. Mais à frente no almoço, foi dada a palavra a Nuno Ferreira, neto do Presidente da instituição, Manuel Simões Ferreira, ausente desta cerimónia por se encontrar ausente no estrangeiro, mas que deixou a sua mensagem onde agradeceu a todo o povo de Paradela e aos amigos da instituição todo o esforço e apoio dado em prol deste projecto. De seguida interveio António Marques, elemento da direcção da instituição para destacar/elogiar o papel de 3 pessoas: João Coelho, actual Vice-Presidente, pelo trabalho desenvolvido na fase da construção da obra, Manuel Figueiredo (“Neca”), pessoa incentivadora das boas ideias e sempre disponível para ajudar e finalmente Manuel Simões Ferreira, pessoa que sonhou a obra e que tanto trabalhou para ela ser realidade.
Também presente neste evento esteve Eleutério Costa, que não deixou de dirigir algumas palavras aos presentes, elogiando o trabalho dos directores da instituição, bem como a importância que este tipo de equipamentos tem para toda a sociedade, mais concretamente para o concelho de Águeda.
Interrompendo de certa forma o encadeamento das intervenções, Amorim Figueiredo tomou a palavra para prestar a homenagem que o Centro Social Arco-Íris preparou para o Comendador António Soares de Almeida Roque. Em Março passado, por deliberação da Assembleia-Geral, havia sido atribuído àquele o título de sócio honorário. Aproveitando o momento da inauguração, foi entregue ao Comendador o galardão de sócio honorário, num merecido reconhecimento pelo impulso que aquele sempre deu à obra em causa, quer em termos monetários, quer em termos de estímulo aos directores. Visivelmente emocionado, o homenageado aproveitou para pedir às pessoas que, “agora que está concluído o jardim, há que enchê-lo de flores e fazê-las crescer”, para o que é fundamental o trabalho dos funcionários e directores. Almeida Roque foi ovacionado de pé pelas muitas pessoas que enchiam a sala, algo que voltou a repetir-se pouco depois quando teve de se ausentar.
As intervenções prosseguiram com Manuel Campos, Presidente da JF Espinhel, a demonstrar igualmente a sua satisfação por esta importante obra para a freguesia de Espinhel, seguindo-se depois António Celestino Pereira, Presidente da AM Águeda, que destacou o facto desta ter sido uma obra de “parto difícil”, ele que acompanhou de perto o nascimento da mesma, pois ao tempo era o Director do CDSS Aveiro. E, de acordo com este responsável, foi graças à persistência dos responsáveis da instituição, liderados por Manuel Ferreira, que foi possível transformar o sonho em realidade. Por sua vez, António Santos Sousa, actual Director do CDSS Aveiro, regozijou-se por mais um equipamento social que está concluído e inaugurado, destacando a obrigação do poder central em ajudar estes projectos, pois as IPSS’s contribuem grandemente para o crescimento e desenvolvimento local, quer pelos postos de trabalho que criam, quer pelos serviços que prestam à população.
A encerrar intervieram os dois representantes da instituição, João Coelho (Vice-Presidente) e Amorim Figueiredo (Presidente da AG), que agradeceram a todos quantos contribuíram, de uma forma ou de outra, para esta obra, sendo que este último destacou ainda o papel de António Marques, elemento da direcção do Centro Social Arco-Íris, em todo este projecto.
Para terminar, cantaram-se os parabéns ao Arco-Íris, com a colaboração da Animatus Band, que animou musicalmente o almoço.

Sem comentários: